top of page

Sara de Melo

Artista, bióloga, educadora. Doutoranda em Educação Arte e Linguagens na UNICAMP, desenvolvendo um projeto que busca através da arte, filosofia e educação refletir sobre questões como deslocamento, migrações e noções de lar. Oferece oficinas relacionadas à experimentações escritas e visuais, buscando pensar essas questões.

Mestre em Educação e Estudos Culturais pela UFSC; graduada em Ciências Biológicas pela UFSC e em Letras pela UCB. Foi professora da Universidade Federal de Santa Catarina nos anos de 2012 e 2013 e da Universidade de Brasília em 2016.

Em 2015 trabalhou como pesquisadora assistente no Encontro de Saberes (Incti-Unb)  iniciativa inovadora na promoção de diálogos entre os saberes acadêmicos, indígenas, afro-brasileiros e de comunidades tradicionais em geral.

Em 2014/15 realizou residência artística em Portugal (Musibéria), e em parceria com  Domingos de Salvi criou o projeto a Poética do Voo, composto por poesias de  jovens autores brasileiros, angolanos e portugueses, além de músicas instrumentais em viola brasileira inspiradas na temática do voo.

Integra  a equipe do projeto Intergerações – Viola paulista e Viola Central (pesquisa e audiovisual) com foco em registro relacionados à memória e música.

Em 2014 realizou um projeto itinerante, envolvendo educação e música, que passou por países como Butão, Tailândia, Laos e Indonésia.

Domingos de Salvi

 

Músico, professor. Natural de Limeira-SP, Domingos de Salvi atua como músico, professor e pesquisador há 13 anos.

Entre seus mestres de formação estão João Paulo Amaral, com quem Estudou Viola Caipira no Centro Musical Tom Jobim – EMESP, e Roberto Corrêa, seu professor de Viola Caipira, na Escola de Música de Brasília.

Desenvolveu trabalhos com viola nas cidades de Limeira, Cosmópolis, Várzea Paulista, Florianópolis, Brasília e Campinas. Nos últimos anos tem se dedicado à pesquisas audiovisuais mapeando o saber e o fazer relacionados à música e cultura caipira no interior do estado de São e Paulo e no Distrito Federal.

Em 2014 realizou um projeto itinerante, envolvendo educação e música, que passou por países como Butão, Tailândia, Laos e Indonésia. No mesmo ano,  através de uma residência artística em Portugal (Musibéria) criou o projeto Poética do Voo em parceria com Sara de Melo (música instrumental e poesia).

É compositor de trilhas sonoras de documentários como Ao Aroma do Café (2018) Viola Perpétua (2018), Inventorias (2017), Foto Sensível(2013), dentre outros.

Foi revisor musical dos livros/métodos: A arte de pontear viola – 3ª edição revista e ampliada, de Roberto Corrêa e Viola de um brasileiro vol.1 de Fernando Deghi.

bottom of page